sábado, 13 de agosto de 2011

COMO SER UMA REFERÊNCIA ENTRE OS HOMENS E JESUS

Timóteo 4.12 - Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

COMO SER UMA REFERÊNCIA ENTRE OS HOMENS E JESUS

INTRODUÇÃO: como eu posso ser um exemplo, um modelo, um padrão uma referencia para uma pessoa chegar até Jesus.

Como eu posso ser uma referencia:
O que é referencia, exemplificando: carro num estacionamento do shopping, de um supermercado, do metrô.

Como uma pessoa pode olhar para um jovem e dizer ele é referencia para se encontrar com Jesus.
Como um pai pode ser referencia para que um filho possa dizer através de meu pai eu posso chegar até Jesus.

Ser exemplo, ser uma referencia exige muito das pessoas não é muito fácil,
pois exige disciplina - algumas regras a serem cumpridas e você passa a ser o alvo das pessoas, elas vão olhar para você o tempo todo.
exige renúncia – deixar de fazer o que eu quero, para fazer o que Deus quer. A minha vontade já não importa mais, mas a vontade de Deus deve ser a soberana em minha vida.

Nisso vemos que Timóteo estava com uma grande missão em SER e ENSINAR estas coisas cf (TIMÓTEO 4.11 - Ordene e ensine estas coisas - TIMÓTEO 4.12 – Seja um exemplo)

Paulo dá estas instruções para Timóteo mas ao mesmo tempo ele diz como Timóteo poderá ser exemplo, referencia para as pessoas chegarem até Jesus.

1 – ELE DIZ TIMÓTEO SEJA REFERENCIA NA PALAVRA

a) CONHECIMENTO DA PALAVRA – II TIMÓTEO – 2.15 - Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade

b) ENSINO DA PALAVRA - II TIMÓTEO – 3.14-17 - Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

c) PRÁTICA DA PALAVRA – TIAGO 1.22-25 - Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

2 – ELE DIZ TIMÓTEO SEJA REFERENCIA NO PROCEDIMENTO

a) SIM x SIM, NÃO x NÃO - MATEUS 5.33-37 - "Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’. Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".

b) CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA – EFÉSIOS 4.29 - Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

c) VOCÊ PODE SE IRAR, MAS NÃO PEQUE – EFÉSIOS 4.26-27 - "Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo.

3 – ELE DIZ TIMÓTEO SEJA REFERENCIA NO AMOR

a) O SEU AMOR SEJA SINCERO, SEM FINGIMENTO, SEM HIPOCRISIA – ROMANOS 12.9 - O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

b) O SEU AMOR SEJA SEM INTERESSE – 1 CORINTIOS 13.4-5 - O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

c) AME SEM EXCEÇÃO, ATÉ O SEU INIMIGO – MATEUS 5.43-46 - "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!

4 – ELE DIZ TIMÓTEO SEJA REFERENCIA NA FÉ

HEBREUS 11.1 - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

ASSIM COMO FORAM ALGUNS DOS NOSSOS PAIS DA FÉ, POR EXEMPLO:

a) POR QUE SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS – HEBREUS 11.6 - Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

b) ASSIM COMO FOI ABRAÃO – HEBREUS 11.17-19 - Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada". Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.

c) ASSIM COMO A MULHER QUE TOCOU EM JESUS E FOI CURADA – MATEUS 5.20-22 - Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia, chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto, pois dizia a si mesma: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada". Voltando-se, Jesus a viu e disse: "Ânimo, filha, a sua fé a curou! " E desde aquele instante a mulher ficou curada

5 – ELE DIZ TIMÓTEO SEJA REFERENCIA NA PUREZA

a) SEJA SEM MISTURA -
Não encha a sua mente de porcarias, dessas filosofias que não levam a nada, mas encha-se do que é bom, do que é puro. Sem se contaminar com este mundo.
Mesmo estando neste mundo, saiba que você não é daqui, permaneça puro para encontrar-se com o Senhor.

b) SEM MALÍCIA(PURO), SEM MALDADE – ROMANOS 16.19 - Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.

c) POR QUE OS PUROS VERÃO A DEUS – MATEUS – 5.8 - Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

São bem aventurados(felizes) e ainda verão a Deus.


CONCLUSÃO:

ASSIM COMO TIMÓTEO TEMOS UMA MISSÃO TAMBÉM MUITO DIFÍCIL, SERMOS EXEMPLOS, SERMOS REFERENCIAS.
DIFICIL PORÉM NÃO IMPOSSÍVEL.
QUE DEUS POSSA NOS DAR FORÇAS, E SABEDORIA PARA QUE POSSAMOS A CADA DIA NOS PREOCUPARMOS COMO TEMOS SIDO DIANTE DAS PESSOAS.
SE EU TENHO SIDO UMA REFERENCIA QUE ATRAI JESUS PARA AS PESSOAS OU UMA REFERENCIA QUE DISTANCIA CADA VEZ MAIS AS PESSOAS DE JESUS.

QUE DEUS POSSA NOS AJUDAR A SERMOS REFERENCIAIS DIGNOS DE SERMOS CHAMADOS DE SEUS FILHOS.

Pr João Sousa